top of page
  • Foto do escritorVinicius Nahime Brito

Puberdade Precoce




A puberdade é o período de transição entre a infância e a vida adulta marcado por modificações físicas e psicológicas. Dentre as principais modificações físicas estão o aparecimento e desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários (broto mamário nas meninas, aumento dos testículos nos meninos e aparecimento dos pêlos pubianos em ambos os sexos), a aceleração do crescimento (estirão puberal), a maturação das gônadas (ovários nas meninas e testículos nos meninos) necessária para a fertilidade, aparecimento de acne, odor axilar, pêlos corporais, oleosidade da pele.


Foi determinado por meio de estudos populacionais, que esse processo deve ocorrer entre 8 e 13 anos nas meninas e entre 9 e 14 anos nos meninos. Logo, o aparecimento de sinais puberais antes dos 8 anos nas meninas e dos 9 anos nos meninos é considerado precoce.​ É importante que os pais estejam atentos aos sinais puberais dos filhos, e detectando desenvolvimento precoce, procurem orientação do especialista.


 

Puberdade precoce central


A puberdade precoce é classificada como "central" quando é causada pela reativação precoce do eixo gonadotrófico.

Vamos entender melhor:

No hipotálamo (área cerebral localizada na base do cérebro) temos neurônios que secretam de forma pulsátil um fator denominado GnRH (hormônio liberador de gonadotrofinas). O GnRH estimula a hipófise anterior (glândula endócrina) a secretar as gonadotrofinas hipofisárias que são o LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo-estimulante). Tais gonadotrofinas são secretadas em pulsos de baixa amplitude e frequencia durante a infância. Na época da puberdade, fatores estimulatórios passam a exercer efeito predominante sobre a secreção de GnRH e consequentemente de gonadotrofinas, aumentando a amplitude e frequencia dos pulsos de GnRH e gonadotrofinas.


O LH e FSH por sua vez exercem seus efeitos nas gônadas (ovários nas meninas e testiculo nos meninos), estimulando a produção e secreção dos hormonios sexuais (estradiol nas meninas e testosterona nos meninos). Tais hormônios induzem o aparecimento e desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários (mamas nas meninas e aumento de testiculo nos meninos).


Quando este eixo é reativado em idade precoce (abaixo de 8 anos nas meninas e 9 anos nos meninos), estamos diante de uma situação denominada PUBERDADE PRECOCE CENTRAL.


Mas por que isto ocorre?

Alterações anatômicas no sistema nervoso central (congênitas ou adquiridas), assim como defeitos genéticos podem resultar na reativação prematura do eixo gonadotrófico. No entanto, quando estas causas são excluídas, classificamos a puberdade precoce central como "idiopática", ou de causa desconhecida. É a principal forma de puberdade precoce no sexo feminino.

​


 

Puberdade precoce periférica


A puberdade precoce periférica resulta da produção autônoma de esteróides sexuais (testosterona nos meninos e estradiol nas meninas) que pode originar das gônadas (testículos nos meninos e ovários nas meninas), da glândula suprarrenal, ou mesmo de origem exógena (uso de medicamentos orais, injetáveis ou tópicos que contenham hormônios na sua formulação).

Esta produção excessiva de hormônios sexuais desencadeia o processo de puberdade em ambos os sexos.

As causas de puberdade precoce periférica podem ser tanto de origem genética (defeitos genéticos em genes específicos) como adquiridas (por exemplo cistos ovarianos nas meninas, doenças ovarianas, testiculares, da suprarrenal, etc).

A investigação deve ser feita pelo especialista, para identificar corretamente a causa e instituir o melhor tratamento.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page